quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Manual de Nutrição da SBD: Sete Capítulos no Ar

Barbara Bezerra - 19/03/2008 13:10 Redação Online da SBD

Foram meses de intenso de trabalho, que ultrapassaram gestões, em torno do projeto-chave do Departamento de Nutrição da SBD: o Manual de Nutrição. Sob a coordenação da Dra. Gisele Goveia, o projeto está completo no site da entidade e destaca-se como um dos materiais mais acessados pelos internautas.

O lançamento do primeiro capítulo do manual foi em 31 de março de 2007, não por acaso Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Voltado para profissionais de saúde e público leigo, a idéia central é que o material enriqueça a prática dos profissionais da área, bem como esclarecer ao paciente com Diabetes Mellitus, familiares e amigos.O ManualSão sete capítulos - cada um deles com uma versão para profissional e outra para público - que englobam os seguintes temas: Os Alimentos: Calorias, Macronutrientes e Micronutrientes; Alimentação e Hábitos Saudáveis; Determinando o Plano Alimentar; Plano Alimentar e Diabetes Mellitus Tipo 1; Plano Alimentar e Diabetes Mellitus Tipo 2; Plano Alimentar nas Complicações Metabólicas, Agudas e Crônicas do Diabetes: Hipoglicemia, Nefropatia, Dislipidemias; Plano Alimentar nas Situações Especiais: Escola, Trabalho, Festas, Restaurantes e Dias de Doença.

A obra tem como autoras as nutricionistas Anelena Soccal Seyffarth, Anita Sachs, Celeste Elvira Viggiano, Deise Regina Mendonça, Gisele Rossi Goveia, Luciana Bruno e Marlene Merino Alvarez. Entre as colaboradoras, estão: Ana Cristina Bracini de Aguiar, Clarissa Paia Bargas Uezima, Josefina Bressan Resende Monteiro, Juliane Costa Silva Zemdegs, Kariane Aroeira Krinas e Marisa Sacramento Gonçalves.

O Sucesso do Projeto

Iniciado durante a gestão 2004/2005, o Manual foi lançado oficialmente na gestão 2006/2007 do Departamento de Nutrição da entidade. "Este material foi desenhado por várias mãos, com um enorme envolvimento de todos os membros do Departamento. Cuidamos de cada detalhe, buscando desenvolver algo prático: um manual que abordasse a terapia nutricional, traduzindo conceitos que, muitas vezes, parecem ser tão abstratos, tanto para pessoas com diabetes, quanto para profissionais", explica a Dra. Gisele.

Sobre o sucesso do manual, que está entre as páginas mais lidas do site da SBD, a idealizadora do projeto comenta: "Acredito que o sucesso do manual tenha ocorrido justamente porque a mensagem foi passada, tanto para leigos quanto para os profissionais", completa.

Depois de quase um ano no ar, os internautas não deixam de solicitar informações sobre como adquirí-lo em outros formatos, que não em PDF, que é o disponível no site. Para a Dra. Gisele, diante da repercussão do projeto, é possível pensar no apoio da indústria alimentícia, para que num futuro próximo seja possível viabilizar uma versão em papel, no formato de um livro.

O Trabalho Visto por Suas Autoras

As sete autoras do projeto dão o seu depoimento sobre a experiência de participar da iniciativa do Manual de Nutrição da SBD, publicado na íntegra no site da SBD.

Com sete capítulos - cada um deles em uma versão para profissional e outra para público - o manual aborda a terapia nutricional, descrita pela coordenadora do projeto, Dra. Gisele Rossi Goveia, como um dos pontos mais desafiadores no tratamento do diabetes.

A seguir, com a palavra as autoras e doutoras: Anelena Soccal Seyffarth, Anita Sachs, Celeste Elvira Viggiano, Deise Regina Mendonça, Gisele Rossi Goveia, Luciana Bruno e Marlene Merino Alvarez.
"Escrever um capítulo e acompanhar a repercussão do Manual de Nutrição da SBD foi muito estimulante, pois creio que ele atendeu a uma demanda crescente de informação, tanto por parte dos profissionais, como do público".Dra. Anelena Soccal Seiffarth, autora do Capítulo 1 - "Os Alimentos: Calorias, Macronutrientes e Micronutrientes".

"A iniciativa para produzir este trabalho tão importante e necessário surgiu da determinação, ética e criatividade do grupo e auxilia tanto os profissionais da área de saúde, em sua prática cotidiana, valorizando o mérito da profissão do Nutricionista, além de melhorar o dia-a-dia dos portadores de diabetes. O reconhecimento deste trabalho pelos profissionais de saúde e portadores de diabetes é um incentivo na realização e concretização dos sonhos".Dra. Deise Regina Baptista Mendonça, autora do Capítulo 2 - Alimentação e Hábitos Saudáveis

"Quando elaborávamos o projeto, confesso que não achei que daria tão certo. Embora todas muito envolvidas com o diabetes, capazes e tal, os estilos eram muito diferentes. O manual conseguiu ter uma cara nossa, única, um material simples, de fácil entendimento e de grande ajuda. Saber que é uma das páginas mais acessadas, então, me encheu de satisfação, aquele sentimento de que valeu o sacrifício! Acho que é isso, trabalho em equipe, sempre!"Dra. Luciana Bruno, autora do Capítulo 4 - Plano Alimentar e Diabetes Mellitus Tipo 1

"É inquestionável a importância da alimentação para a prevenção e controle do diabetes. É a parte do tratamento que apresenta menor índice de adesão porque interfere em questões emocionais, sociais e antropológicas, o que justifica a grande repercussão entre os internautas. Não há dúvida de que este manual colabora para facilitar o entendimento da terapia nutricional, facilitando a aderência ao tratamento".Dra. Celeste Viggiano, autora do Capítulo 5 - Plano Alimentar e Diabetes Mellitus Tipo 2

"Escrever o manual foi uma experiência muito gratificante. A idéia foi fazer um material onde os principais pontos vivenciados em nossa prática clínica fossem abordados de maneira simples e de fácil entendimento. Em especial no meu capítulo, a intenção foi informar para prevenir. Fiquei muito contente com o retorno do público. É um estímulo para os nossos próximos projetos."Dra. Marlene Merino Alvarez, autora do Capítulo 6 - Plano Alimentar nas Complicações Metabólicas, Agudas e Crônicas do Diabetes: Hipoglicemia, Nefropatia, Dislipidemias.

"Parece que conseguimos, pois os fatos falam por si, um material de excelente qualidade. Graças, também a todo apoio logístico e aos nossos queridos pacientes, com quem aprendemos muito, enriquecendo a prática clínica. Por fim, o que fica é uma enorme satisfação e profundo agradecimento a todos os envolvidos neste projeto".Dra. Gisele Rossi Goveia, autora do Capítulo 7 - Plano Alimentar nas Situações Especiais: Escola, Trabalho, Festas, Restaurantes e Dias de Folga.

Acesse todos os Capítulos do Manual:Para Profissionais de Saúde
Capítulo 1 - Os Alimentos: Calorias, Macronutrientes e Micronutrientes (Anelena Soccal Seyffarth)
Capítulo 2 - Alimentação e Hábitos Saudáveis (Deise Regina Baptista Mendonça)
Capítulo 3 - Determinando o Plano Alimentar (Anita Sachs)
Capítulo 4 - Plano Alimentar e Diabetes Mellitus Tipo 1 (Luciana Bruno)
Capítulo 5 - Plano Alimentar e Diabetes Mellitus Tipo 2 (Celeste Elvira Viggiano)
Capítulo 6 - Plano Alimentar em Algumas Complicações Metabólicas do Diabetes Mellitus: Hipoglicemia, Nefropatias e Dislipidemias (Marlene Merino Alvarez)
Capítulo 7 - Plano Alimentar nas Situações Especiais: Escolas, Trabalho, Festas, Restaurantes e Dias de Doenças (Gisele Rossi Goveia)

Acesse a versão para Pacientes:
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Capítulo 7

Nenhum comentário: