quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Celular é Ferramenta de Controle da Glicose em Hospital de SP

Barbara Bezerra - 14/01/2008 10:42 Redação Online do Site da SBD

O Hospital das Clínicas (HC-FMUSP) está testando um sistema inédito que utiliza celulares, smartphones, PDA's ou computadores, para controlar, de forma precisa a taxa de glicose no sangue.
O estudo é coordenado pela Dra. Karla Melo, com a participação da Dra Márcia Queiroz, aluna de iniciação científica Vanessa Magalhães e equipe do NEAD-HC (Núcleo de Excelência em Diabetes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP).

Segundo a Dra. Karla Melo, o estudo no HC tem a duração de seis meses e acontece com 20 voluntários com diabetes tipo1. São dois grupos que se revezam entre o uso do software e o método tradicional, com as anotações e contagem de carboidratos sendo feitas pelo paciente.

Quando perguntada sobre a adaptação dos voluntários quanto ao novo sistema, a doutora disse que foi muito fácil, tão tranqüila que houve um certo desconforto na hora de se fazer a troca de métodos: "Quem utilizou o método, gostaria de ter continuado".

O que é o GlicOnline

Este é um software para instalação em aparelhos, que utilizam chip e sistema Java, de qualquer operadora. O primeiro passo para a sua utilização é que o médico possua uma licença, cadastre as informações do paciente, habilitando-o para o uso. O segundo passo é baixar o software no celular e instalá-lo para o uso diário.

Com o novo sistema, é possível calcular a dose exata de insulina que deve ser aplicada antes de cada refeição ou para a correção da glicemia. O sistema disponibiliza mais de 600 tipos de alimentos e tende a crescer à medida em que os pacientes requisitam a inclusão de novos alimentos. Estes são cadastrados em medidas caseiras, como colher de sopa ou de sobremesa, para tornar mais preciso o cálculo da quantidade de insulina a ser utilizada.

Para a coordenadora do estudo, uma das vantagens do novo método é o estímulo à contagem de carboidratos, importante para quem tem diabetes: "Como os números aparecem exatos, acaba não sendo mais necessário ficar decorando alguns valores. A quantidade de carboidratos associado ao cardápio selecionado pelo paciente, é mostrada ao final da indicação dos alimentos. "Os pacientes não queriam voltar a usar tabelas, anotações e menos ainda fazer os cálculos, ao devolverem os aparelhos no final do estudo", diz.

Como Nasceu a Idéia

A idéia do GlicOnline nasceu do empresário, Floro Dória, ao deparar-se com a sua esposa, a endocrinologista Karla Melo, em meio a vários cálculos para a contagem de carboidratos e a relação com a quantidade de insulina.

A partir daí, ele teve a idéia de desenvolver um sistema que ficasse responsável por todos esses cálculos no próprio celular e que permitisse a interação do médico em tempo real para analisar o controle e alterar a prescrição se necessário. Inédita, a tecnologia do GlicOnline é nacional e, segundo a Dra. Karla, o software já foi lançado comercialmente no Brasil.Pelo site do GlicOnline, os usuários também poderão desenvolver os seus próprios cardápios. O acesso pelo telefone fixo também será possível. A grande vantagem é que o especialista acessará os dados de seus pacientes em qualquer lugar onde haja internet, pelo computador ou hand-held.

Nenhum comentário:

Postar um comentário