quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Álcool Para Quem Tem Diabetes. Pode?

Barbara Bezerra - 01/02/2008 08:55 Redação Online do Site da SBD

No período do carnaval, a oferta de bebidas alcoólicas nos lugares públicos torna-se mais abundante. Nas praias, nos blocos ou durante os desfiles de escolas de samba, proliferam-se os vendedores de cerveja. Mas, se você tem diabetes, é preciso saber, ao certo, a quantidade segura de álcool que pode ingerir.

Segundo a Dra. Luciana Bruno, membro do Departamento de Nutrição da SBD - gestão 2008/2009, quem tem diabetes pode ingerir bebidas alcoólicas, desde que isso seja feito com muita moderação!
"No carnaval, por exemplo, é comum ficar mais horas sem se alimentar, além de se praticar mais atividades físicas, pulando e dançando. Por isso, o cuidado deve ser redobrado. A bebida alcoólica não deve ser ingerida em jejum", ensina a especialista.

Hipoglicemias Severas

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até uma dose para mulheres e até duas doses para homens. Entende-se como uma dose, uma lata de cerveja ou uma taça de vinho ou 50ml de bebida destilada. "O álcool inibe a gliconeogênese e pode potencializar a ação da insulina, causando hipoglicemias severas", diz a doutora.

Algumas alternativas - como caipirinha com adoçante, em vez do açúcar, e frutas de menor quantidade de carboidratos (limão, maracujá) ou ainda whisky misturado com água - devem ser levadas em consideração pelas pessoas que têm diabetes e não querem abrir mão do consumo dessas bebidas.

"Deve-se evitar bebida que leve leite condensado, mesmo o light, ou água de coco, que entraria na contagem de carboidrato", aconselha a nutricionista Luciana Bruno.
Entre as desvantagens do consumo, a Dra. Luciana destaca a elevação dos níveis de triglicérides.

Além disso, a bebida alcoólica é considerada caloria vazia, ou seja, contribui com as calorias, mas não com o nosso bom estado nutricional, podendo atrapalhar aqueles que estão em tratamento nutricional para redução de peso.

Dicas

Seguem algumas dicas da Dra. Luciana Bruno para a ingestão segura de bebida alcoólica:
- Para quem faz uso de medicação oral, os sintomas são: rubor da face e taquicardia. Nesse caso, deve-se descontinuar a ingestão;
- É preciso medir a glicemia, antes e depois do consumo de bebida alcoólica, para se conhecer melhor as reações do corpo;
- Para quem usa contagem de carboidratos, até duas doses não é necessário contabilizar os gramas de carboidratos da bebida alcoólica. No entanto, acima dessas doses, é preciso conversar com a sua equipe;
- O uso do
cartão de identificação "Eu Tenho Diabetes" deve estar sempre em mãos, para que, em caso de hipoglicemia, as pessoas não confundam com embriaguez.

Veja mais links sobre carnaval e diabetes:
Carnaval e Diabetes Dá Samba
Carnaval - Revista Mais Saúde
Alimentação Saudável Para Pessoas com Diabetes no Carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário