quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Coração e Diabetes

Barbara Bezerra - 26/09/2007 12:27 Redação Online do Site da SBD

Às vésperas do Dia Mundial do Coração - celebrado sempre no último domingo de setembro -, o Dr. Roberto Betti, coordenador do Departamento Cardiovascular da SBD, alerta que quem tem diabetes precisa se prevenir das doenças cardiovasculares.

“As doenças das coronárias têm um início mais precoce em quem tem diabetes. A sua prevalência, por diversos métodos diagnósticos, é em torno de 55%, em adultos com diabetes, e entre 2 e 4% na população em geral”, explica o Dr. Betti.

Segundo o coordenador do Departamento Cardiovascular da SBD, esse risco excessivo de doença cardiovascular levou, recentemente, a se considerar o diabetes tipo 2 como "equivalente de risco cardiovascular".

O Dr. Roberto Betti afirma, ainda, que as pessoas com diabetes têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer com problemas cardiovasculares. “Vale mencionar que o diabetes elimina a vantagem, usualmente observada nas mulheres, no que diz respeito ao risco de óbito na doença arterial coronariana: mulheres com diabetes têm de cinco a oito vezes mais chances do que as mulheres não-diabéticas”, esclarece.

Para o especialista, todos os cuidados com as doenças cardiovasculares estão relacionados diretamente com a prevenção: “Em primeiro lugar, é muito importante um controle rígido da glicemia, tanto a de jejum como a pós-alimentar. Também é preciso manter a hemoglobina glicada (A1c) < 6,5; manter o colesterol e a pressão arterial em níveis normais; não fumar; praticar esportes e manter o peso normal.

Dia Mundial do Coração 2007

Criada em 2000 pela World Health Federation (WHF), a campanha em torno do Dia Mundial do Coração visa aumentar a consciência pública sobre as ameaças que representam as doenças do coração.

A cada ano a WHF determina um tema para a campanha mundial. O de 2007 é “Team up for Healthy Hearts”. O foco da campanha é o papel da família e da comunidade junto aos indivíduos na redução de riscos de ataques cardíacos, diminuindo, assim, as dietas insalubres, a inatividade física e o uso do tabaco.

A promoção de uma vida saudável - tanto para crianças, quanto adultos - a fim de tornar a vida mais longa, também é uma preocupação desta campanha, que também é apoiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Organização Mundial da Saúde (OMS) e United Nation’s (UN).

Mais de cem países celebram a data com a realização de uma série de ações, na busca por um estilo de vida mais saudável, que envolvem caminhadas, sessões de exercícios, torneios esportivos, palestras, fóruns, shows, medição dos níveis de glicose e de pressão arterial.
Iniciativas

No último dia 17 de setembro, a Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO) disponibilizou, em seu site oficial, um manual voltado para profissionais de saúde com a finalidade de promover a qualidade de vida às pessoas com doenças crônicas. O manual foi promovido pela Veracruz Iniciative for Diabetes Awareness (VIDA Project) e está
disponível nas versões em inglês e espanhol.

O Hospital do Coração, localizado na capital paulista, preparou uma semana de palestras educativas gratuitas, além da Caminhada do Coração 2007. A instituição conta com 700 colaboradores e seus respectivos familiares. As palestras acontecem de 24 e 28 de setembro, no auditório do Hospital, e a caminhada será realizada no próximo dia 29, no Parque da Aclimação, com atividades que envolvem aquecimento e alongamento.

No último dia 25 de setembro, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SBC) apresentou a Carta Européia para a Saúde do Coração, com o objetivo de mobilizar a população e os governos europeus para a prevenção das doenças cardiovasculares. O Dr. Hugo Madeira, presidente da SBC e um dos autores do documento, afirma que a Carta é um conjunto de sugestões para os políticos europeus se empenharem, ativamente, no combate ao consumo de tabaco, à má alimentação, à obesidade, ao diabetes, ao stress e aos maus níveis de colesterol.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Sanofi-Aventis realiza ampla campanha pública "Shape of the Nations" para informar à população sobre a relação entre a obesidade abdominal e o risco cardiometabólico. Neste ano, a iniciativa tem o apoio da SBD, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Porto Alegre são as cidades onde a população receberá orientações médicas de como prevenir o problema.

Estatísticas: Brasil e Mundo

As doenças cardiovasculares representam a primeira causa de morte no País. Segundo a OMS, o Brasil ocupa o nono lugar em número de mortes devido às doenças cardíacas e o sexto em referência aos derrames. A OMS prevê que, até 2030, as doenças cardiovasculares terão feito mais de 24 milhões de vítimas fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário